
4 Dicas para sua franquia crescer de forma sustentável
A célebre frase “Conhece-te a ti mesmo” caracteriza bem a melhor maneira de fazer sua unidade de franquia crescer de forma sustentável. Sim, porque o autoconhecimento permite que o franqueado entenda suas dificuldades e limitações, para encontrar meios de superar estes obstáculos, e assim, conseguir expandir.
Além disso, ampliar os negócios de forma segura, também requer planejamento, engajamento por parte dos colaboradores, experiência por parte do franqueado, e, bom suporte por parte da rede franqueadora.
Por isso, deve haver um comprometimento de todos que fazem parte desta cadeia produtiva.
Compreendemos que, antes de expandir, é necessário uma preparação para isso, então vamos dar algumas dica de como você pode se preparar para que sua franquia cresça sustentavelmente.
- 1 Conheça e goste do seu ramo de atividade
Geralmente, um empreendedor tem dentro de si, o gosto natural pelo seu mercado e o hábito em conhecê-lo mais profundamente. Isto, muitas vezes, é comum para ele, pois se trata de algo com o qual ele se identifica. Por isso, é importante escolher uma franquia ou modelo de negócio onde você tenha afinidade e perfil adequado para tal ramo de atividades; dessa forma será fácil entender o melhor momento para crescer.
Além disso, hoje, existem muitas outras formas para se manter informado e ser um expert no seu setor, como por meio de livros, jornais, revistas, sites, blogs, redes sociais, cursos online, tudo para manter o padrão de conhecimento sempre atualizado.
- 2 Experiência
Você já é um franqueado, mas precisa de tempo para experienciar todas as formas possíveis como funciona o seu PDV. Isso vai depender de alguns fatores como a localidade, o espaço de trabalho, a quantidade de colaboradores e sua capacitação, o atendimento dispensado aos clientes, os processos administrativos, as ações de marketing e o relacionamento com o franqueador.
Então, nada melhor que a experiência. Ela nos dá condições para compreender a nossa capacidade para gerir uma unidade de franquia ao longo do tempo, para melhorar o que não está dando certo, e aprimorar o que já está bom. Além disso, considere experiência também, passar um período de alguns dias na unidade de outro franqueado para conhecer os processos que ele desenvolve. As vezes, ele pode ajudar você a melhorar ou aprimorar seus próprios processos.
- 3 Promova a capacitação
Envolva, também, seus colaboradores em todos os treinamentos que a rede da sua franquia disponibilizar e em toda a experiência adquirida ao longo dos trabalhos. Além de capacitá-los, os manterá engajados e alinhados com os propósitos da sua franquia.
Sempre incentive-os a se atualizar, e se possível, ofereça como benefício, um investimento em cursos. Podem ser pequenos cursos, como atendimento ao cliente, vendas, gerenciamento de processos administrativos, financeiros ou de recursos humanos. Hoje, existem cursos EAD que suprem bem essa demanda de capacitação rápida.
- Apenas como indicação, o site do SEBRAE oferece muitos cursos desse tipo, online ou presenciais, com valores acessíveis ou gratuitos.
- 4 Ajuda mútua
A boa comunicação e relação entre todos que fazem parte da rede é uma via de mão dupla fundamental, desde o franqueador com o franqueado quanto do franqueado com seus colaboradores. Para um franqueado crescer, a franqueadora também deve entender como estão os negócios do PDV em questão, para ajudá-lo no processo de expansão, se necessário.
O encorajamento por parte da franqueadora deve existir, mesmo que com cautela, sem dar um passo maior que as pernas, para que todos cresçam juntos. Ser um multifranqueado (ter mais de uma unidade de franquia) na Chilli Beans, por exemplo, é uma prática efetiva e consolidada, e cabe a ela oferecer todo apoio e estrutura para que o franqueado erga seus negócios.
Quer alçar novos vôos? Então essas dicas são todas formas de conhecimento, maneiras de entender como está a sua marca no mercado, e assim, será mais fácil entender o melhor momento para ampliar os seus negócios.