
6 dicas de abordagem de vendas para óculos de…
É essencial que toda empresa tenha uma equipe de vendedores bem treinada e capacitada para fazer os negócios acontecerem. A satisfação do consumidor depende do atendimento desse time para realizar as vendas e fidelizar a clientela.
Para tanto, mesmo que se tenha vendedores experientes e com as competências certas para atuarem com atendimento ao público, é necessário treiná-los para conhecerem o produto e/ou serviço do seu empreendimento. É apenas assim que eles terão o conhecimento correto para abordarem os clientes e segurança para responder às dúvidas desse público.
Vendas de óculos de grau
No geral, o vendedor de qualquer tipo de loja ou segmento precisa conhecer o PDV como um todo, entender sua estrutura física, como está o estoque e ter um breve conhecimento de como andam as vendas. Quando os colaboradores entendem o negócio em que trabalham, eles ficam aptos para atuar de forma mais apurada na abordagem ao cliente, e durante todo o atendimento.
Para a venda de óculos de grau não é diferente, e ainda tem mais. Esses vendedores devem entender, principalmente, como são feitos os óculos, quais as matérias-primas, os tipos de lentes e tratamentos, tipos de armação de acordo com a ametropia da pessoa, além de outros detalhes dos produtos e serviços oferecidos pela ótica.
Por isso, vamos listar 6 dicas de abordagem de vendas para óculos de grau:
Dica 1 – Ter empatia: Esta dica é bastante generalizada pois serve para todo tipo de negócio. Se colocar no lugar do outro é um exercício diário e serve para qualquer pessoa e/ou situação. Isso deixa as pessoas mais flexíveis para atuar com outras pessoas. Emocionalmente falando, no geral, os consumidores passaram por tantas experiências ruins ao serem atendidos em estabelecimentos comerciais, que acabam por entrar em uma loja, por exemplo, já esperando que serão mal atendidos novamente. Ao entender essa questão, fica fácil para o vendedor reverter essa situação, oferecendo seu melhor tratamento e assim conseguir captar a atenção e a confiança do cliente, com uma boa experiência, e realizar a venda.
Dica 2 – Se mostre disponível sem pressionar: Quando o freguês entrar na loja, comprimente-o cordialmente, dizendo que está disponível para ajudá-lo e saia de perto dele. Porém, esteja sempre em seu campo de visão para o caso dele querer fazer alguma pergunta. Dessa forma você dá liberdade para o cliente trafegar pela loja sem invadir seu espaço.
Dica 3 – Opine e comente quando solicitado: Quando o cliente já estiver na fase da experimentação das armações dos óculos, faça comentários e elogios, mostrando aqueles modelos que realçam e combinam com os traços físicos do cliente, apenas se o mesmo solicitar. Porém, atente-se às armações e lentes que estejam de acordo com a ametropia do cliente.
Dica 4 – Conhecimento em produtos e serviços ópticos: Algumas ações, comentários e perguntas demonstram o conhecimento que o vendedor tem com os produtos e serviços ópticos. É nesta hora que o atendente irá indicar a melhor lente para a pessoa, indicar a armação que estiver de acordo com a lente, o grau e a ametropia do cliente, explicará sobre as diferentes lentes que existem no mercado e em sua loja (lentes prontas ou sob medida), os tipos de tratamento para a lente escolhida e explicar sobre os benefícios do antirreflexo. Para isso, ele precisa solicitar a receita médica do cliente para a confecção da lente correta e medir a DNP (distância naso-pupilar). Esse medida é a distância entre a pupila e o nariz da pessoa, e ela é muito importante para ajustar o grau das lentes do óculos corretamente com a parte central do olho.
Dica 5 – Relacione-se com seu público: Quando o cliente se mostrar aberto, faça perguntas do tipo: “você mora nesta região?” ou “você trabalha por aqui?”. Ou perguntas mais relacionadas ao produto como: “qual sua cor preferida?”, “você prefere um modelo de armação redonda ou quadrada?”. Essa interação mostrará que há interesse no cliente e não apenas em vender. Isso aproxima o cliente de você, e assim, ele se sentirá confortável e mais confiante em voltar à loja quando precisar.
Dica 6 – Fale sempre a verdade – Ao falar do produto, sempre diga a verdade sobre ele, as especificações e o que ele oferece como benefício. Inventar alguma vantagem do produto que não existe, pode trazer grande problema quando o cliente percebe que aquilo não é verdade, especialmente se o óculos trouxer algum problema de saúde.
O cliente fica satisfeito quando suas dúvidas, medos e necessidades são totalmente atendidos, e é por esses aspectos que os vendedores precisam caminhar, buscando compreender as dores e os anseios do seu público, para garantir mais vendas e melhores resultados.