
9 características que todo franqueado de produtos óticos deve…
Você sabia que o mercado ótico está entre os maiores do Brasil? Sabia também, que a Chilli Beans é uma das três maiores redes de produtos óticos brasileira?
Há tantos detalhes sobre o mercado ótico brasileiro que você, enquanto franqueado ou investidor desse setor, deve ter em mente para saber lidar com as necessidades que ele possui.
Já dissemos em outros textos do nosso Blog que essa esfera comercial teve seus anos de glória até chegarem aos fatídicos anos de retração entre 2013 e 2016, que abalou não apenas este, mas o Brasil como um todo.
Mesmo assim, lojas de produtos óticos se desdobraram para superar essas dificuldades até chegar à pequena estabilidade que ocorreu em 2017. Com isso, 2018 surgiu como um arauto de esperança, alavancando a confiança no setor novamente.
Com as promessas positivas de crescimento no faturamento desses produtos para este ano, a Chilli ajuda você a entender esse mercado, listando 9 características que todo franqueado deve saber:
1- Busca pela consolidação do mercado
Com as boas expectativas do novo crescimento do setor, a tendência é que esse mercado se consolide cada vez mais, tornando-o mais próspero para todas as grandes redes de varejo, assim como para as pequenas lojas.
A fusão das grandes empresas óticas, faz com que as pequenas também evoluam para superar a concorrência, melhorando seus produtos, serviços e atendimento. Isso, além de alavancar o mercado geral, é excelente para o consumidor.
2- Pontos de venda
Hoje no Brasil, existem mais de 25 mil pontos de vendas do setor ótico. A Chilli Beans é uma das maiores desse mercado e apresenta mais de 800 pontos, entre lojas e quiosques.
Presente não apenas no Brasil, países como Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Kuwait, Abu Dhabi, México, Peru, Chile e Tailândia possuem franquias da Chilli, tornando nossa rede mundialmente conhecida e renomada.
Esses números são expressivos e previnem a indústria ótica dos momentos de retração como ocorreu nos últimos anos.
3- Média anual de faturamento
Antes da crise, o mercado ótico atingiu crescimentos em seu faturamento médio anual em torno de 20%, e com a leve estabilidade do ano passado, onde pelo menos não houve retração, a média anual foi de 8%. A Abióptica estima 10% de crescimento para 2018, com também previsão de aumento por volta de 6%, no número de pontos de vendas.
4- Prioridades de investimentos
O Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES tem uma linha de crédito especial para investidores desse mercado, a qual juros e taxas são facilitadas, ampliando as possibilidades de crédito para esse setor.
5- Evolução dos produtos
As indústrias desse setor, agora, levam mais conforto e opções ao consumidor, com diversos modelos de óculos, lentes, hastes e lentes de contato. A tecnologia ajudou bastante na produção desses elementos, obtendo hastes mais flexíveis e resistentes, lentes de óculos que filtram a luz, com antirreflexo e outros.
Para as lentes de contato, o policarbonato é a base de sua produção atualmente, tornando-a mais fina e leve do que as feitas de resina. Essa tecnologia pode, ainda assim, tornar os valores mais acessíveis ao público.
6- Produtos mais vendidos
Os produtos óticos mais vendidos no Brasil, são mesmo as armações de óculos, e em segundo lugar, estão as lentes de óculos, tanto para grau como solares, seguidas das lentes de contato.
7- Moda + necessidade
Hoje, os óculos não são mais considerados apenas uma necessidade, mas, um acessório que compõe o look do usuário. Esse é um mercado que une moda e beleza à um aparelho necessário para a melhoria da saúde ocular.
8- Quem consome?
Pesquisas revelam que as classes B e C são as maiores consumidoras de produtos óticos no Brasil, considerando que a região Sudeste tem a maior concentração dessa demanda. Os homens também são os maiores compradores, com 67%, e as mulheres são 59% que buscam por esses elementos.
9- Loja física X internet
Apesar do crescente conceito de compra via Internet, os e-commerces ainda não lideram este mercado. E o principal motivo para o consumidor escolher uma loja física, é a possibilidade de experimentar o produto. A partir disso, podem vir as facilidades no pagamento e o atendimento para tirar dúvidas.