
A força de trabalho da Geração Y nas franquias
A célebre Geração Y (ou Millennials) – nascidos entre 1980 e 2000 – é aquela que viveu as transformações da era analógica para a era digital, ou seja, alguns chegaram a ver e viver dos afazeres mais manuais. Mas estes também vivenciam hoje, o auge da inovação tecnológica.
Exemplo disso é o bom (e velho) mimeógrafo, para quem não conhece, é um instrumento usado para fazer cópias de papéis com aquele cheirinho de álcool – quem é que não se lembra daqueles papéis de provas feitos na escola?
Hoje, praticamente tudo é lido e feito nas telas dos notebooks, celulares e tablets, deixando até a máquina de xerox de lado, ali no canto, um tanto empoeirada, servindo como apoio para anotações, não é mesmo?
Tais mudanças, alteraram o comportamento e as ações dos indivíduos representados por essa geração. As relações sociais e profissionais foram extremamente impactadas pelo mercado digital que surgiu neste período, modificando os hábitos de trabalho e de consumo.
Características da Geração Y
Muitas vezes nos perdemos nas características de cada geração, mas a dos Millennials foi marcada por essa transição digital, que trouxe as tais mudanças nos padrões comportamentais. A sensação é que, algo em seus DNAs foi alterado, oferecendo a esses contemporâneos, maior dose de liberdade e de agilidade, sem deixar de ter responsabilidade.
As facilidades da tecnologia possibilitou a eles processos de trabalho mais ágeis, nos quais as ferramentas auxiliam na otimização do gerenciamento que, agora, precisa de poucos cliques para acessar um software, um e-mail ou qualquer outro dispositivo.
É uma geração que já não pensa apenas em quanto vai receber por um trabalho, mas na qualidade desse trabalho, e em sua própria qualidade de vida. O dinheiro tem sua importância (afinal os boletos chegam, não é mesmo!) mas o propósito maior desse pessoal é equilibrar os atributos do passado com os do presente. O resultado dessa mistura comedida é um futuro mais leve e próspero.
A busca dos Millennials
Inovação é prioridade para eles, e não apenas no campo da tecnologia, mas em todas as áreas de trabalho. Estes indivíduos buscam por ocupações menos engessadas nas quais têm horários flexíveis, possibilidade para home office, pacotes de benefícios diferenciados e uma estrutura organizacional mais horizontal na qual exista um líder e uma equipe em uma atmosfera mais colaborativa.
Insatisfeitos com aquele formato corporativo tradicional e burocrático, os Millennials, no geral, buscam empreender em modelos de negócios mais leves, e para tal efeito, desejam abrir suas próprias empresas.
Millennials nas franquias – Segundo uma pesquisa da ABF, do total de entrevistados que pertencem à Geração Y e que têm interesse em empreender, 69% preferem que seja por meio de franquias. Este é um mercado consolidado, e na escolha de uma rede franqueadora renomada como a Chilli Beans, as chances de sucesso são altas.
É expressiva a quantidade de franqueados com idades até 35 anos que a Chilli Beans detém. Uma marca conceituada, moderna e estilosa, ou seja, a Chilli Beans tem o perfil ideal para esses jovens, tanto como consumidores como franqueados.
A Chilli tem organização e suporte com uma visão focada no que é mais tecnológico em produção, processos gerenciais, atendimento e vendas. Esse perfil mais digital atrai facilmente um Millennial que é conectado aos celulares para realizarem todo tipo de serviço.
Dinâmicos e focados às novidades, esses empreendedores assimilam prontamente as ideias, têm facilidade com os recursos digitais e buscam resultados rápidos. Para o público Geração Y, absorver uma cultura empresarial pautada na inovação é simples pelo fato de buscarem avidamente o próprio crescimento.
É preciso estar atento pois até 2025, esta geração representará mais da metade (75%) da força de trabalho que existir no Mundo, ou seja, há pressa em adaptar todo e qualquer negócio para atender esse público.
Diferente da geração anterior, os Millennials não vivem para trabalhar, eles trabalham para viver!