
A importância de participar dos treinamentos da franqueadora
Já falamos neste Blog sobre os direitos e os deveres do franqueador e do franqueado. Entre os deveres, está direcionado ao franqueado, que participe de treinamentos e eventos da franquia, para que ele entenda seus processos, normas e políticas. E ao franqueador, traçar um plano de treinamento e desenvolvimento para sua rede, para que assim sua marca obtenha um melhor posicionamento no mercado.
Os treinamentos são um dos pilares mais importantes para a formação de uma rede de franquias de sucesso. Através deles, é possível transmitir a cada franquia, a história da marca, seus valores, suas características, informações sobre o negócio e o setor ao qual está se inserindo. Essa formação é fundamental para manter todos engajados, preparados, próximos, padronizados e com valores e objetivos parecidos.
Capacitar um franqueado é torná-lo qualificado para gerir o negócio, sempre em busca de resultados favoráveis.
Desse modo, a franquia deve refletir sobre como desenvolver a cultura do compartilhar conhecimentos, tornando cada colaborador da rede franqueadora, um facilitador da sua área de atuação, ou seja, compartilhar o seu know how, com os franqueados e seus funcionários.
E não vale achar que o treinamento inicial é suficiente!
O aprendizado deve ser constante, quanto mais próximo estiver do franqueador, melhores serão os resultados.
Programa de treinamento da franqueadora
No programa de treinamentos da franquia, deve constar um planejamento com o conceito, a metodologia, os objetivos, os processos e as padronizações que a mesma exige. Isso deve abranger a todos que fazem parte da unidade franqueada, o próprio dono (franqueado) e todos os seus colaboradores.
Mas por que todos devem ser capacitados?
Para conhecer o universo ao qual a franquia opera e garantir que não ocorram situações ou valores opostos ao que foi acordado entre franqueador e franqueado.
Um exemplo para programas de treinamentos de franquias pode ser a elaboração de uma trilha de conhecimento:
#1 O treinamento inicial – O treinamento inicial é a ferramenta fundamental para que o franqueado, e seus colaboradores, com dia (ou vários dias) e horário marcados, conheçam e entendam a missão, a visão e os valores da rede, assim como sua história, culturas, operações, procedimentos e padrões.
#2 Apostilas e manuais de conduta – Oferecer apostilas e manuais de ética e conduta, com detalhes sobre as operações, os padrões e os procedimentos, servem de base para todas as pessoas. Com as mudanças de mercado e de tecnologias que sempre ocorrem, para que não sejam materiais “engessados”, uma forma de mantê-los sempre atualizados, é disponibilizá-los online.
#3 Cursos online – A disponibilização de cursos à distância otimiza o tempo das pessoas, e torna o aprendizado algo constante, uma vez que essa forma de ensinar ficará online por tempo indeterminado.
#4 Treinamento prático – A vivência prática é extremamente importante no treinamento. O fato de exercitar as atividades que realmente serão executadas em horário de expediente, leva conhecimento profundo e experiência elevada aos colaboradores.
#5 Tecnologia a favor – Utilização de recursos como: áudios, vídeos, plataformas de ensino, e-books e outros. Além de dinâmicos, são acessíveis em diversos dispositivos móveis como celulares e tablets.
#6 Faça avaliações – Avaliar o aprendizado oferecido, mostra o grau de entendimento das pessoas e se isso precisa ser melhorado. Essa avaliação pode ser por meio de uma prova escrita ou oral, ou pode ser na prática das tarefas observando a forma como os colaboradores e franqueados as realizam.
#7 Eventos – Realizar encontros em workshops, palestras e debates a cada período de tempo, ajuda na interação das pessoas da rede franqueadora e entrega conhecimentos inovadores que foram surgindo no mercado. Essa é uma boa maneira de lançar novos produtos ou serviços, já levando a competência e a capacidade sobre esse lançamento a todos os franqueados.
#8 Convenções anuais – As convenções anuais das empresas também é uma forma de interação, treinamento e capacitação. Será um grande encontro de todos os franqueados e seus colaboradores, com a empresa franqueadora para discutir ideias e realizar debates sobre as rotinas das unidades. Dessa forma, dificuldades e dúvidas que surgiram ao longo das operações, podem ser sanadas e ideias novas podem chegar para otimizar toda a rede.
Aqui na Chilli Beans, por exemplo, é realizada anualmente, uma convenção cheia de energia para motivar ainda mais todos os nossos franqueados e seus colaboradores. O Superdose é uma super convenção, feita em um navio para cerca de quatro mil pessoas, onde diversos shows, workshops, palestras, desfiles de moda e muita música acontece.
Confira em nosso Blog como foi a edição de 2018 do Superdose, e entenda como essa é uma forma de entrosar os franqueados, levando conhecimento e divertimento em um tipo de evento que mais se assemelha a uma união desejada entre franqueador e franqueados.
A importância de participar de todos os treinamentos da franqueadora é que, através disso, o franqueado adquire alicerces compatíveis com a rede, gerando bons negócios, aumentando vendas e rendimentos, e consequentemente melhorando os resultados.
Também torna os colaboradores engajados, motivados e focados em manter um bom posicionamento da marca no mercado.