
As métricas ideais para avaliar o seu negócio
Ao ter um negócio, a primeira preocupação do empreendedor é quantos clientes precisa ter e quanto precisa vender para obter o retorno do seu investimento, e assim, alcançar sucesso com o empreendimento.
Ter o conhecimento desses números é extremamente importante para a evolução de um negócio, seja uma loja física ou um e-commerce, uma empresa grande ou pequena, ou uma franquia. São essas referências que oferecem uma visão geral do andamento dos negócios, e dessa forma, obter insights para melhorar as estratégias de atração de clientes.
Imagine que você invista tempo e dinheiro em sua franquia, realize vendas, mas não saiba exatamente quanto vendeu ou se esse investimento foi recompensado por essas vendas. Ter esse conhecimento velado, dificulta o crescimento da sua loja.
Para obter melhorias em seus negócios é necessário medi-lo, e no mundo corporativo isso se chama mensurar resultados, a melhor forma de analisar o desempenho das suas vendas e da sua equipe de colaboradores.
Monitorar indicadores e métricas é parte importante de um plano de negócios ao longo de toda a sua existência. São eles que mostram o lucro (ou o prejuízo), os rendimentos, a quantidade de vendas total, a quantidade de vendas por vendedor ou por equipe.
E como podemos monitorar e obter essas métricas?
Hoje, existem muitos sistemas e plataformas de gestão de negócios onde é registrado todo o processo operacional de um PDV, por exemplo, desde dados administrativos, financeiros, gestão de pessoas e claro, de vendas. São nessas ferramentas onde você conseguirá obter os índices corretos para medir os resultados de determinado período.
Métricas – São indicadores representados em números ou percentuais que medem o desempenho de diversas práticas, condutas, ações ou atividades de um negócio. Seus esforços e investimentos para alavancar resultados de vendas e rendimentos, não terão valia se você não mensurá-los e depois, analisá-los.
Você já sabe o que são métricas e que a captação desses dados é fácil, agora é hora de descobrir quais são as métricas corretas para o seu negócio.
Ao traçar estratégias de marketing e vendas, haverão objetivos a atingir, e é por eles que você saberá se guiar e perceber quais as melhores referências para a realização das próximas estratégias. Vamos indicar agora, as métricas mais utilizadas no mercado.
ROI – Este percentual é o retorno sobre o investimento. E, ele é feito por meio dessa fórmula: ROI = receita – investimento / investimento. Esse coeficiente significa o quanto seu negócio ganhou com o investimento feito nele mesmo. Permite que você avalie a performance dos seus negócios para otimizar as estratégias de vendas.
Taxa de Lucro – Essa taxa é medida pela fórmula: vendas totais – custo total dos produtos vendidos. Ela mostra se o seu negócio obteve lucro ou não, em determinado período, permitindo que você também avalie o desempenho das suas estratégias.
Taxas de Conversões – Estes números podem variar de acordo com o objetivo estipulado para o negócio ou para um determinado tempo, como por exemplo: quantidade de consumidores que entraram em sua loja e se converteram em clientes. Tem ainda a taxa de conversão por vendedor que são referências de quanto cada vendedor vendeu (valor financeiro), quantos clientes conseguiu, quantidade de vendas realizadas, entre outras. Podemos citar também, a taxa de conversão por produto, importante para conhecer quais são os produtos que mais vendem ou que mais venderam em um determinado período.
Ticket Médio – Essa métrica mostra o valor financeiro que os vendedores trazem à empresa por venda realizada. Vamos supor que em um mês o total financeiro de vendas foi de R$ 10.000 correspondentes a 10 vendas realizadas. Dividindo estes números, seu ticket médio naquele mês foi R$ 1.000. É possível ver o ticket médio de cada vendedor também, identificando o valor das vendas que ele fez com a quantidade de negócios fechados.
Quantidade de peças por venda – Este indicador oferece exatamente o que seu nome diz, a quantidade de peças de produtos por vendas realizadas. Sabendo e analisando isso, a equipe de vendedores conhece o perfil e os hábitos de compra da clientela, e pode oferecer descontos ou promoções pela quantidade que eles adquirirem, em outro momento, por exemplo.
Existem muitas outras métricas, tanto de vendas como de marketing que podem ajudar você a ter uma ampla visão de como está sua marca em relação ao mercado. É possível saber o engajamento de usuários na rede com relação às menções, números de visualizações, curtidas e outras reações com relação à sua marca.
Todos esses indicadores ajudam a perceber se os vendedores precisam melhorar seus desempenhos dentro do negócio ou se suas ações estão rentáveis o suficiente para suprir seus investimentos.