
Como a gestão de pessoas pode alavancar seu crescimento?
Imagine que seu quadro de funcionários seja um celeiro de ideias, atributos e competências que foram cultivadas por eles próprios ao longo de suas vidas. Uma potencialidade valiosa demais, e como tal, deve ser reconhecida e aperfeiçoada.
Apostar alto na gestão de pessoas das empresas hoje, se mostrou um diferencial que os líderes precisavam para alavancar os negócios e os resultados. E este investimento torna o capital humano ainda mais talentoso e eficiente, garantindo que se sintam satisfeitos e motivados com o trabalho e a empresa. A prosperidade da corporação depende disso!
“Retorno do Investimento em Capital Humano”
Este é o título da obra de Jac Fitz-enz, um escritor americano e especialista em desenvolvimento profissional que compartilhou com o mundo, neste livro, a importância desse ativo e como mensurar o retorno dos investimentos feitos sobre ele.
Por meio desta leitura, um gestor consegue entender os caminhos que unem os objetivos de uma empresa ao seu desenvolvimento operacional para gerar mais lucro. Ele oferece ainda, práticas rentáveis para aperfeiçoar um staff.
Sabendo disso, como você está cuidando da sua gestão de pessoas? O seu time está rendendo o que precisa? As metas estão sendo alcançadas com esse grupo? Seus resultados estão favoráveis?
Estas são questões relevantes para rever planos, realocar pessoas e motivá-las de maneira efetiva, se for necessário. A partir de uma gestão de pessoas eficiente, muitos benefícios são obtidos e as vitórias conquistadas.
Quais benefícios?
- Mais produtividade
- Melhores resultados
- Mais vendas
- Mais clientes (e satisfeitos)
- Mais lucro
- Maior competitividade
- Melhor posicionamento da marca
E como alcançá-los?
Recrutamento eficiente: Para ter uma equipe de sucesso, desde a seleção é importante buscar os melhores profissionais, estruturando grandes competências para tornar a sua marca, não apenas uma das melhores entre os seus concorrentes, mas também entre as melhores empresas para se trabalhar.
Retenção de talentos: Na mesma linha que o item acima, reter grandes talentos requer lapidar esse patrimônio por meio de incentivos exclusivos que os tornem verdadeiros “advogados” de sua marca. Ofereça um ambiente equilibrado e agradável para trabalhar, solicite metas viáveis de alcançar, invista em capacitação, ofereça comissões e brinde premiações como reconhecimento.
Avaliação de desempenho: Realize essa avaliação a cada período para entender qual é o momento da equipe e da empresa, observar pontos que precisam ser corrigidos, reconhecer os melhores e capacitar quem precisa. Com esta avaliação consegue-se feedback preciosos em termos de competências, talentos, atributos e produtividade para desfrutar destas qualificações em prol dos objetivos da marca.
Oportunidade de crescimento: Viabilizar oportunidades de crescimento dentro da empresa é um motivador natural e incentiva que o colaborador invista mais em si mesmo. Isso significa que ele irá focar nas metas e objetivos para levantar melhores resultados a cada período, e funcionários que se mantêm acima da curva, merecem reconhecimentos sérios e concretos.
Espírito de equipe: Crie um ambiente colaborativo onde todos são capazes de atingir objetivos com o propósito de crescimento mútuo. Dessa forma, sua equipe será mais proativa, sociável e contribuidora de todas as atividades. Esta é uma forma de entender que todos ali, são responsáveis pelo bom desempenho da empresa como um todo, não importando que tipo de tarefa cada um realiza.
Não há nada mais valioso em uma empresa do que as pessoas que a compõe para fazer os negócios acontecerem. O capital intelectual é uma prioridade na cultura organizacional, e investir em estratégias simples assim, tornará sua operação proveitosa e trará os resultados de que necessita para alavancar os negócios e conduzir sua marca para a prosperidade.