
Como a tecnologia pode ajudar a gestão da sua…
Hoje, a informação está na palma da mão, a apenas um toque de distância, pode-se dizer. Isto é a arte da tecnologia que avança a passos largos todos os dias, a cada instante surge algo mais inovador, tecnológico e rápido. Para algumas pessoas pode ser difícil acompanhar todo esse processo.
Chegamos a um tempo em que não pensamos mais em como a inovação tecnológica afeta os processos dentro das empresas, mas em como ela pode otimizar esses processos. Hoje, é indispensável aperfeiçoar os setores empresariais, com o propósito de qualificar produtos, serviços e atendimento, melhorar valores e benefícios, aumentar produtividade e, consequentemente, a competitividade no mercado para alavancar os resultados do negócio.
Desta maneira, são visíveis os benefícios que a tecnologia traz para a gestão de qualquer corporação. Para ilustrar, listamos abaixo alguns exemplos:
- Comunicação: Otimiza a comunicação com colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes, uma vez que a informação é dinâmica, praticamente em tempo real, agilizando a entrega de qualquer tipo de conhecimento, comunicado e outros.
- Processos: Melhora das formas de trabalhar e de toda a gestão empresarial, em todos os setores, desde os mais básicos como o administrativo, financeiro, contabilidade, comercial, recursos humanos; até os mais complexos como o marketing, planejamento, projetos e outros que estejam de acordo com a identidade da empresa.
- Redução de custos: Talvez seja aí que o empresário mais aprecie! Reduzir custos é algo que todo gestor busca, uma vez que influencia em praticamente todas as outras áreas. Os sistemas de supervisão são ferramentas utilizadas para controle de estoques, materiais diversos, produção, financeiro, comercial, etc.
- Otimização de tempo e de resultados: As novas tecnologias melhoram os resultados, uma vez que, fatores como a redução dos custos, são efetivos. Outro fator é a otimização da produtividade dos colaboradores, uma vez que eles se utilizam de ferramentas tecnológicas para realizar tarefas que, antigamente, eram feitas manualmente, levando mais tempo para serem entregues.
O progresso chegou para ficar!
A tecnologia mudou drasticamente os padrões organizacionais, transformando a era digital a qual vivemos, em uma eterna automatização de negócios, com processos inteligentes e atualmente já consolidados.
Com isto, o pensamento também mudou, se desenvolvendo para que não houvesse estagnação dos conhecimentos, partindo para uma evolução de formas, realizações e ações. Tudo evoluiu para o digital, as práticas de consumo, as formas de entrega de produtos, a prestação de serviços, tudo foi se aperfeiçoando para facilitar a vida do personagem principal: o consumidor.
Sendo assim, para entregar ainda mais valor a ele (o consumidor), veja onde a tecnologia influenciou significativamente, contribuindo para a gestão de uma loja:
Sistemas de gestão – Os sistemas, plataformas e aplicativos são ferramentas que, aliadas a todos os procedimentos e ações de uma loja, auxiliam nos processos e controles gerais. Uma loja tem muita movimentação de saída e entrada, e ainda tem a gestão de pessoas, financeira, controle de materiais, de estoques e outros, os quais podem controlar de forma efetiva e dinâmica, com a mínima chance de erros, economizando tempo e dinheiro.
Extranet – Esta ferramenta além de automatizar processos e fluxos, ela gera transparência e melhora a comunicação entre os colaboradores, fornecedores, parceiros e franqueados. Ajuda também a manter um bom relacionamento entre todos os que fazem parte da rede, proporciona bom atendimento e suporte, gestão entre franqueados, centralização, segurança e controle de informações e mensagens, sem que nada fique perdido como pode acontecer com outros canais de comunicação.
Emissão eletrônica de notas fiscais – A forma como as notas fiscais são emitidas hoje, eletronicamente, têm um emissor digital próprio (site, portal ou plataforma), com todas as informações necessárias para o processamento correto e envio rápido da nota fiscal ao consumidor, de acordo com o que demanda a lei.
A palavra-chave aqui é evolução, e chegou em todos os segmentos e tipos de negócios. Cabe a nós nos adequarmos, nos capacitando para adquirir novos e atualizados conhecimentos, na certeza de que elas irão otimizar os resultados da sua loja.