
Como ajudar colaboradores que passam por um período improdutivo?
Sabe aquela velha história da laranja podre que pode contaminar as outras laranjas da mesma caixa, apodrecendo-as também?
Essa popular metáfora pode estar acontecendo dentro da sua franquia. É um contágio que ocorre de maneira silenciosa até o momento em que já estão todos os colaboradores envolvidos nesse triste cenário.
Um único funcionário que por qualquer razão esteja desmotivado, passando por um período improdutivo, pode muitas vezes sem querer ou perceber, influenciar negativamente aos seus colegas de trabalho. Essa propagação pode representar um retrocesso para seu negócio, colocando em risco suas vendas e rendimentos.
Nesse sentido, o ideal é que hajam medidas preventivas com ações constantes as quais você e/ou um gestor, possam combater para que não haja um profissional desalinhado com os objetivos da sua franquia, ou para que a influência negativa não ocorra. Veja algumas dicas rápidas para você prevenir sua equipe das laranjas podres.
- Reforce sempre os valores, objetivos e cultura de sua empresa;
- Valorize e reconheça seus colaboradores;
- Ofereça benefícios além dos estipulados por lei;
- Invista em capacitação;
- Mantenha um clima organizacional edificante;
- Conserve um ambiente de trabalho positivo;
- Realize atividades e bate-papos fora do horário de expediente para maior interação de todos.
Distinguindo colaboradores improdutivos
Se mesmo praticando as dicas que passamos acima, algum colaborador apresentar características como cansaço excessivo, entregas atrasadas, reclamações constantes, baixo desempenho e falta de atenção, cabe a você, como gestor, saber lidar com a situação, transformando essa insatisfação.
Ao pensar no talento e nas atitudes anteriores do funcionário improdutivo, você conseguirá perceber se ele tem potencial para melhorar e evoluir. Em caso afirmativo, mostre a ele a confiança que tem nele e em seu trabalho, apontando que suas competências e habilidades são reconhecidas e têm valor para a empresa, como forma de incentivo.
Será também, hora da sua gestão de pessoas agir com ações gerenciais que mostram outras maneiras de desempenhar suas tarefas ali, e que o ajude a passar por esse desânimo momentâneo.
Diálogo – Procure conversar com o colaborador para saber o motivo da sua desestabilidade e tentar melhorar a situação. Bater um papo aberto, demonstra interesse e empatia, o deixando confortável para expor a dificuldade particular que está enfrentando. Além disso, mantenha um diálogo constante com todos, oferecendo e pedindo feedbacks para otimizar os processos de trabalho.
Ofereça ajuda – Oferecer ajuda é um apoio bastante motivador. Se a solução do problema do colaborador estiver ao seu alcance, por que não ajudar? Essa atitude mostrará para ele e para as outras pessoas da equipe, que você se importa e que quer o bem-estar e a felicidade de todos.
Ofereça flexibilidade – Alinhe com o colaborador, metas mais flexíveis no período improdutivo para ele ir retomando seu nível de produtividade aos poucos. Essa também é uma forma de ir capacitando as competências e habilidades dele, para no futuro, obterem juntos, os resultados melhorados de que precisam.
Foco da felicidade dos colaboradores – Acompanhe a evolução do colaborador conforme a melhora do seu rendimento, valorizando e reconhecendo seu esforço e progresso.
Foque na felicidade dos colaboradores, recompensando-os sempre que baterem metas, investindo em treinamentos e oferecendo apoio em questões pessoais. Se importar é uma boa estratégia para trazê-los para perto de você, da empresa e de seus ideais.