
Como dar um feedback efetivo para sua equipe?
Em um espaço onde há transparência, e que todas as pessoas se sentem confortáveis em dar opiniões, em dizer e oferecer opções que otimizem processos e relações de trabalho, todos são beneficiados.
Essa clareza no clima organizacional consegue-se muito através do feedback, uma ferramenta de gestão bastante poderosa e apreciada por muitos gestores quando os mesmos, têm cumplicidade e empatia para com a sua equipe; porém, também é negligenciada por outros que não sentem confiança em seu time ou em si próprios.
O feedback, seja ele construtivo ou positivo, deve ser cultivado pois serve de guia ao colaborador para saber como anda seu desempenho dentro da empresa, e o norteia por melhores caminhos quando necessário.
Este artifício em relação à performance dos colaboradores é tão importante que faz parte de muitos cursos, palestras e livros relacionados à área de recursos humanos. Bastante explicativas e didáticas, citaremos duas interessantes obras que servem de auxílio a você, caro gestor de franquias, para que haja um aperfeiçoamento em seu staff. São eles:
1- Feedback Corporativo – Como saber se está indo bem?
De autoria de Simoni Missel, uma especialista em desenvolvimento de pessoas, o livro reúne conhecimentos e dificuldades de líderes de mais de 200 empresas, os quais incentivam as melhores práticas para o feedback dentro das corporações.
2- Obrigado pelo Feedback – A ciência e a arte de receber bem o retorno de chefes, colegas, familiares e amigos
De forma clara e bem-humorada, os autores Douglas Stone e Sheila Heen designam esta obra não apenas aos gestores e líderes, mas principalmente aos que recebem o feedback. Nele, os escritores destacam a importância de treinar o receptor para que assimile melhor e considere as ideias e as propostas oferecidas por líderes, familiares e amigos.
O feedback é comprovadamente, um dos melhores métodos de desenvolvimento pessoal e profissional. Então, seguem 6 dicas de como dar um feedback efetivo para sua equipe:
# 1 Cronograma – Prepare um cronograma com datas de reuniões com a equipe, a cada período de tempo – pode ser a cada três ou seis meses – para verificar o que deu certo e o que não deu certo, para realizar as mudanças necessárias.
# 2 Tranquilidade – Ao chamar um colaborador para um feedback, deixe o clima tranquilo, inicialmente perguntando sobre algo em particular, como por exemplo, como está o curso que ele esteja fazendo ou como vai a família. Isso irá quebrar o gelo e deixá-lo mais à vontade.
# 3 Sinceridade – Sempre comece um feedback falando dos pontos positivos e reconhecendo os bons resultados para estimular a equipe. E, seja sincero porém sutil ao apontar falhas e problemas para não deixar algum colaborador constrangido e desmotivado, oferecendo ao mesmo tempo, soluções para tais problemas e encorajá-los a melhorar.
# 4 Seja descritivo – Descreva situações, dê exemplos e mostre os resultados e impactos, negativos ou positivos, pois isso remete as pessoas a entenderem como tudo aconteceu e enxergar os pontos que podem ser melhorados.
# 5 Também peça um feedback – Da mesma maneira que você oferece, também peça um feedback aos colaboradores para entender suas limitações e necessidades e busque melhorar.
# 6 Ações – Por último, crie um plano de ações – e isso pode ser feito em conjunto com a equipe, listando os pontos fortes e os fracos, e apontando opções de melhorias e soluções para os problemas. Estabeleça objetivos e um prazo para que as práticas sejam realizadas.
Ter em mente que um feedback sempre deve ser construtivo, é fundamental para incentivar o time a perseverar, não importa qual seja o momento que a empresa esteja passando. Dessa forma, todos evoluem pessoal e profissionalmente.