
Como formar a equipe ideal?
O acordo para abrir a franquia está feito, a localização da loja está certa e a estruturação física já está em fase de finalização, mas você ainda não formou sua equipe ideal para dar início aos trabalhos?
Esta também é uma fase importante, pois serão os colaboradores que farão girar os negócios em sua loja. Eles deverão ser profissionais competentes, responsáveis e com todos os outros adjetivos que um funcionário deve ter para prosperar junto ao estabelecimento.
Recrutar pessoas para trabalhar pode não ser uma tarefa simples, no entanto é uma das principais. Ainda que você não seja um especialista em recursos humanos, algumas indicações básicas para formar um time bem estruturado, eficiente, produtivo e engajado, são possíveis realizar.
Daremos algumas orientações para você montar a equipe ideal, para sua franquia render lucros e prosperar. Confira!
1 > Busque equilíbrio de talentos
Equilíbrio, pluralidade de experiências e habilidades, são fatores que valorizam uma equipe e potencializa as melhores práticas em qualquer empresa. Dar ênfase e aproveitar os talentos, tanto em termos profissionais como pessoais, favorece os processos e motiva seu staff. Busque por perfis pessoais que influenciem aos demais, com estas características abaixo:
- generalistas: são pessoas que tendem a conhecer um pouco de tudo e desempenham tarefas em áreas diversas.
- especialistas: estas pessoas já têm o foco em algo específico, e geralmente tendem a seguir por áreas que gostam de desenvolver e são muito bons no que fazem.
- realistas: pessoas com este perfil são mais ativas e ótimas executoras. Têm facilidade de colocar a mão na massa, e fazer as coisas acontecerem sempre com o pé no chão.
- críticos: este perfil vai observar os planos, questionar e apontar fallas. Muita gente os confunde com pessimistas, mas assim como os realistas, eles têm o pé no chão e vão encontrar formas de corrigir o que pode dar errado.
- sonhadores: esta pessoa tem excelentes ideias e será um ótimo colaborador em reuniões de brainstorms, por exemplo.
2 > Além do currículo
Observe além do que está relatado no currículo profissional ou nas experiências comprovadas. Busque também, dar atenção ao comportamento e ideais pessoais do candidato, já no momento da entrevista, dando exemplos fictícios de situações para conhecer sua postura, reações e opiniões. Entenda que um funcionário deve agregar valor à sua equipe, para que juntos, possam oferecer mais produtividade e obter sucesso.
3 > Invista em capacitação
A rede franqueadora oferece treinamento e capacitação necessária para que franqueados e seus funcionários conheçam sua história, filosofia, produtos, serviços e processos padronizados, para que estes estejam alinhados com as propostas e sigam com os ideais da marca. Já falamos sobre isso aqui em nosso Blog, e vale a leitura! Além disso, se possível, ofereça como benefício, treinamentos extras com por exemplo: cursos online de negócios, vendas ou atendimento ao cliente.
4 > Clima organizacional favorável
Crie um ambiente tranquilo e de contribuição mútua para que o desenvolvimento esteja voltado tanto para os profissionais que estão ali, como para você, franqueado, e para a otimização dos resultados. Uma atmosfera otimista, serena e equilibrada torna o lugar mais positivo para todos desempenharem com plenitude suas funções, e assim, conseguirem o almejado espírito de equipe, mais produtividade e melhores rendimentos.
5 > Reconhecimento
Reconhecer a equipe por seu bom desempenho não quer dizer apenas oferecer bons salários, mas também proporcionar benefícios especiais, comissões e/ou premiações. Neste pacote pode entrar parcerias com lojas e academias para descontos, vale-alimentação, vale-farmácia e vale-cultura; pode ainda ter planos de saúde e odontológico, seguro de vida e ofertas em escolas. Além disso, a cada período de tempo, realize uma pequena confraternização ou happy hour com entrega de prêmios.
O sucesso da sua franquia também irá depender de uma equipe bem formada e engajada, alavancando os negócios e os lucros, além de se consolida em seu mercado.