
Como o Fit Cultural pode engajar colaboradores em sua…
Você sabe o que é Fit Cultural? Hoje, muito mais do que contratar um profissional com boas competências e experiências, as empresas buscam admitir colaboradores que tenham atitudes condizentes com os valores da corporação.
Obviamente, para realizar as atividades fundamentais de um cargo, um colaborador precisa ter os recursos necessários para cumprir seus deveres. Porém, o currículo precisa ser complementado com uma conduta positiva, ao menos parecida com a ética da empresa. É o famoso “contrate caráter, treine habilidades”.
O caráter é um agente transformador de pessoas…
… e as organizações já perceberam este fato, o que as faz atuarem de forma diferente no momento de realizar um processo de recrutamento de colaboradores.
Agora, elas buscam alinhar sua cultura organizacional à cultura pessoal do candidato, e dessa forma conseguem uma contratação mais efetiva.
Este encontro de valores e objetivos chama-se Fit Cultural, um conceito que busca unir características positivas como comportamentos, valores e crenças de um profissional com as normas e cultura de uma corporação, resultando em uma contratação mais assertiva e consequentemente, em negócios de sucesso.
Por isso, o Fit Cultural se tornou um critério de avaliação dentro dos processos seletivos.
Identificar e analisar formações acadêmicas, títulos, prêmios e experiências de trabalho anteriores é importante, entretanto essa avaliação não identifica qual o comportamento do profissional diante de uma dificuldade, pressão para bater metas, ou se a sua maneira de pensar e agir contribuirá para a evolução da empresa.
Na hora da avaliação para escolher um candidato ou outro, o responsável pelo recrutamento pode, além de fazer perguntas comuns, fazer perguntas de múltiplas escolhas, realizar dinâmicas em grupo ou individual e fazer testes.
A partir das respostas e reações dos candidatos, o recrutador avalia tais ações e os comportamentos para identificar aquele que tem em suas características, as que estão de acordo com o perfil cultural e os valores da empresa.
Benefícios
Ao encontrar o candidato que se encaixe perfeitamente nos valores e objetivos da empresa, este colaborador também estará motivado, trazendo os melhores resultados para a organização. O colaborador se torna mais produtivo, desempenha suas funções com criatividade e proatividade, aumentando suas chances de promoção.
Já a empresa, garante a permanência desse funcionário por mais tempo, reduz custos e tempo com processos seletivos, melhora a rotatividade e retem os melhores talentos.
O trabalho como propósito
Essa forma de contratação de colaboradores, a qual busca alinhar atitudes e comportamentos, além das qualificações profissionais com as necessidades, valores e objetivos de uma organização, ajuda a incutir nas pessoas a percepção do trabalho enquanto propósito, e não apenas um local para cumprir ordens e receber um salário.
Um exemplo disso pode ser a faxineira de um hospital que, ao ser questionada sobre qual trabalho realiza dentro daquele ambiente, ao que ela respondeu: “eu ajudo a salvar vidas”. O serviço de limpeza dessa funcionária não está diretamente ligado a levar saúde aos pacientes, mas o propósito dessa colaboradora está plenamente alinhado com o propósito do hospital.
São colaboradores neste nível de consciência que as empresas vêm buscando, a união de valores por um bem maior, ou seja, espírito colaborativo, união de equipe, desenvolvimento e evolução mútua.