
Como usar a Inteligência Emocional para ser um empreendedor…
Você já esteve em uma situação em que precisou lidar com a raiva de outra pessoa? Ou, já precisou controlar sua própria ansiedade em conseguir algo que queria muito? Ou ainda, reconheceu aquele medo ao falar em público para muitas pessoas?
Veja bem: raiva, ansiedade e medo.
Estas são as emoções mais comuns no ser humano, mas que em muitos casos, não sabemos lidar, e ao não suportá-las, podemos enfrentar muitas outras dificuldades, sejam internas ou externas.
Hoje, existem muitas formas de superar isso tudo por meio de treinamentos, terapias e outros métodos que ajudam a transformar as limitações e dificuldades de uma pessoa, para que elas passem a trabalhar a favor do indivíduo, e não mais contra.
Uma dessas formas é a Inteligência Emocional, você conhece? Falando simplesmente, é o famoso “jogo de cintura”; conceitualmente, é a capacidade de reconhecer e de lidar positivamente com os sentimentos, sejam os próprios ou os das outras pessoas.
Esta habilidade já é bastante reconhecida no meio empresarial. Hoje, os gestores de recursos humanos, ao buscarem candidatos para vagas nas empresas, incluem a inteligência emocional como competência essencial nos requisitos para ocupar qualquer cargo.
Para o empreendedor
Controlar impulsos e ter equilíbrio emocional torna a pessoa mais resiliente e preparada para suportar adversidades e imprevistos na vida pessoal e profissional. Com isto, consegue-se ser um empreendedor capacitado para um melhor trato com as pessoas.
Ter inteligência emocional é uma das aptidões indispensáveis para ser um empreendedor de sucesso. Ela ajuda a raciocinar e ter comportamentos diferenciados, focando na otimização de resultados e/ou na resolução de conflitos.
Controlar emoções ajuda a manter um ambiente de trabalho mais assertivo e positivo, que possibilite a todos – gestores, colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes -, interagir de forma adequada e colaborativa para obter êxito nos negócios.
Impacto direto nos empreendimentos
O domínio das emoções pode definir a direção das transações comerciais, e se este controle não for satisfatório, pode influenciar negativamente nos ganhos, ou seja, prejudicar o resultado esperado.
Mas, se você atuar de forma relevante sobre o seu emocional, sabendo também moderar as emoções da sua equipe, isto irá contribuir ativa e positivamente no dia a dia do seu empreendimento, não importa o que ele seja, uma empresa, uma loja, um escritório ou uma franquia. Com isso, suas oportunidades podem aumentar e o seu negócio, evoluir.
E como conquistar Inteligência Emocional?
Ter esta capacidade lhe dá apoio para melhor tomada de decisão, controle das atitudes e coragem para empreender em novos, mais possíveis caminhos. Ela também lhe trará mais empatia para se relacionar melhor com seus colaboradores, fornecedores e clientes, além de entender o mercado ao qual está inserido e suas variáveis.
E você pode conseguir isto, com atitudes como estas:
- Autoconhecimento: Esta deve ser a principal. Conhecer a si mesmo, ajuda a perceber seu perfil de empreendedor, a perceber gostos e aptidões, e a conhecer (e entender) quais são suas qualidades e dificuldades, para então encontrar meios de melhorar.
- Manter-se positivo: Pode ser difícil, mas foque no que for positivo, desde os pensamentos, situações e pessoas. Mesmo que haja algo errado, não fique gastando tempo e energia remoendo a situação, evidencie a solução e entenda que é um aprendizado para melhorar no futuro. Isto também ajuda a manter um clima otimista no ambiente de trabalho, engajando o time com boas atitudes.
- Ter empatia: Já falamos que a empatia é importante, mas reforçamos aqui para você entender que ela também pode ser identificada nas palavras: compaixão e solidariedade. É reconhecer e compreender os sentimentos do outro, sendo cordial sem deixar de ser firme nas ideias e solicitações.
- Aprendizagem: Entenda que nunca paramos de aprender. O empreendedor que compreende isto está à frente pois ele contribui para uma troca saudável, onde líder e equipe compartilham conhecimentos. Isto também ajuda a manter a mente aberta para explorar novas ideias, obter novas experiências e pensamentos.
- Relacionamento interpessoal: Interagir com seu staff vai de encontro com o item anterior (aprendizagem), é estar perto dos seus colaboradores, percebendo suas aptidões, qualidades, dificuldades e limitações. Dê abertura para que eles dividam suas opiniões e ideias, para que cooperem uns com os outros e aceitem e saibam conviver com as diferenças.
A Inteligência Emocional se tornou fundamental para as organizações e para a vida pessoal, sendo uma verdadeira aliada na hora de empreender. Ela trouxe um alto impacto nos negócios, permitindo obter benefícios nos processos rotineiros das empresas, potencializando a produtividade, unindo e motivando pessoas e otimizando resultados.