
Definindo as metas para o seu negócio
Quando se tem um negócio, é necessário um planejamento com metas a cada período de tempo para alcançar objetivos que o façam evoluir positivamente. Sempre em busca de aprimoramento, mesmo com uma unidade de franquia, que no geral deve seguir o auxílio dado pelo franqueador, o franqueado deve definir seus próprios propósitos para fazer o PDV render bons frutos.
O início do ano é ideal para definir as metas alcançáveis ao longo do ano, em outras palavras, é um verdadeiro traçar de caminhos com a finalidade de fazer o negócio girar com cada vez melhores resultados.
Como você define as metas do seu negócio?
Para definir onde quer chegar, é necessário primeiro, saber onde se está. Conhecendo o ponto de partida, fica mais fácil pesquisar e entender quais são os melhores caminhos a percorrer. Abaixo listamos algumas perguntas que te auxiliarão nesse processo.
> 1- Onde sua franquia está?
Perceba qual é o momento pelo qual seu PDV está passando: como está seu mercado? como está sua franquia em relação à concorrência? como está seu financeiro? como está seu atendimento? como está a aceitação dos seus produtos pelos consumidores?
> 2- Onde você quer chegar com a sua franquia?
Este é o objetivo: você quer crescer? você quer vender mais? você quer abrir novas unidades da mesma marca? você quer abrir franquias de outras marcas?
> 3- De que forma você vai chegar lá?
Esta resposta são as ferramentas e as formas que você irá usar para alcançar as suas metas: contratar mais colaboradores? treinar os colaboradores que já tem? rever preços e custos? analisar como a concorrência está atuando para inovar?
Ao responder estas perguntas, você conseguirá saber qual seu ponto de partida e seu ponto de chegada.
Agora, separamos 5 dicas para te ajudar a definir as metas do seu negócio:
Dica 1 > Análise da situação atual: Faça uma avaliação de como está sua franquia na atualidade, respondendo aquelas perguntas que destacamos acima, percebendo como está seu ambiente interno e externo, buscando saber suas forças e fraquezas, assim como suas ameaças e oportunidades. Desta forma, será possível evitar erros cometidos anteriormente e potencializar o desempenho daqui em diante.
Dica 2 > Estabeleça metas atingíveis e específicas: Ser específico e realista irá determinar com mais facilidade seu objetivo, por exemplo: obter mais cinco clientes. Neste exemplo, se você conseguiu três clientes no ano passado, tentar conseguir cinco neste ano é uma meta plausível conseguir.
Dica 3 > Estabelecer prazos: Determine um prazo para realizar e concluir as metas, pode ser seis meses ou um ano. Assim, você define o período e consegue focar para que tudo seja feito dentro desse tempo.
Dica 4 > Meça o desempenho: Tenha métricas e estatísticas definidas para acompanhar o desempenho das metas que você definiu. Esses indicadores ajudam a analisar todo o processo, identificando erros e acertos, para melhorar ou aprimorar.
Dica 5 > Trace um plano de ação: Este plano é onde estão definidas as metas e como você e sua equipe irão realizar para atingi-las. É nesta hora que você precisa colocar no papel, detalhadamente mesmo, quais serão as ações e medidas para alcançar os objetivos que determinou dentro daquele período.
Atingir as metas nem sempre é fácil, mas conhecendo minuciosamente a sua franquia, definindo objetivos realistas, determinando um prazo razoável, mensurando corretamente e colocando em prática, independente de erros ou acertos, será possível otimizar todos os processos internos e chegar a resultados cada vez melhores com perseverança, determinação e uma boa dose de motivação.