
Dia Mundial da Visão, um dia dedicado à prevenção…
Estima-se que existam no mundo, 39 milhões de pessoas cegas. No Brasil são mais de 1,2 milhão de deficientes visuais. Estes são dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que todos os anos, em conjunto com outras organizações e entidades realizam campanhas de prevenção à cegueira no mundo.
Uma dessas iniciativas é o Dia Mundial da Visão, celebrado sempre na 2ª quinta-feira do mês de outubro, que este ano caiu no dia 10, como forma de conscientizar as pessoas para o combate à cegueira. Este dia é um alerta à sociedade para que se pense e discuta o tema, divulgado por autoridades, médicos e pacientes que buscam formas de levar informação sobre os cuidados com a saúde dos olhos.
Neste dia, muitas organizações realizam ações que chamem a atenção da população mundial quanto a prevenção à cegueira. É por meio dessa conscientização pública que muitas doenças visuais podem ser evitadas uma vez que, se descobertas com antecedência, podem ser tratadas, tornando os olhos saudáveis novamente.
A pergunta que fica no ar com essa iniciativa é: o que pode ser feito para reduzir o número de cegos no mundo?
As pessoas podem compartilhar em suas redes sociais ou mesmo comentando com amigos e familiares, as informações divulgadas pelas organizações. Dessa forma, pode aumentar a conscientização começando pelas pessoas ao seu redor.
Algumas empresas organizam palestras com médicos e especialistas, promovem exercícios físicos como caminhadas ou corridas de rua, aproveitando para distribuir informativos como forma de divulgação e conscientização para ir em consultas médicas.
Fazer visitas regulares a um oftalmologista e realizar exames específicos é fundamental para evitar não apenas a cegueira, mas outras doenças como catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, entre outras.
Ações assim, podem chamar a atenção dos governos a criarem programas de prevenção à saúde geral, principalmente em relação ao tema cegueira, ajudando a evangelizar a população quanto à autogestão de sua própria saúde ocular.
Você sabe o que é o Programa Ótica Cidadã?
É uma iniciativa com o objetivo de levar visão mais saudável à população de baixa renda, desempregados, aposentados e beneficiários do Bolsa Família, que necessitem de correção na visão e que se enquadrem nos critérios, com acesso a óculos de grau simples pelo valor de sessenta reais.
E, a Chilli Beans encontrou neste programa social, uma forma de ajudar, se tornando uma Ótica Cidadã que oferece óculos de grau à brasileiros que necessitem, porém com poucas condições financeiras.
Existem alguns critérios a serem atendidos que são bem explicados em nosso artigo “Chilli Beans é parceira do Programa Ótica Cidadã”.
Esta é uma maneira de levar bem-estar às pessoas carentes e transformar o mundo com ações, práticas e atitudes que viabilizem melhores condições de saúde à todas as pessoas.