
Dicas de sucesso para a preparação das vendas de…
Todos os anos é assim, mal acaba o mês de outubro com os apetrechos do Halloween, e os primeiros sinais do Natal já começam a dominar as vitrines das lojas. Esta é, sem dúvidas, a melhor época para o comércio.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) tem uma estimativa de vendas para o Natal deste ano, com alta de 2,3% em relação ao mesmo período de 2017. Factualmente, os dois meses que antecedem as festas de final de ano, obtém melhor faturamento em diversos segmentos do mercado, apontando um crescimento nos resultados que podem influenciar positivamente nos primeiros meses do ano.
Porém, ainda que esta seja a melhor fase para vendas no comércio em geral, não espere que os negócios se concretizem por si só, é necessário um planejamento estratégico direcionado à temporada natalina. Dessa forma, a loja poderá obter lucros melhores que os do mesmo período dos anos anteriores, sempre otimizando para os próximos.
Veja algumas dicas de como você pode se preparar para as vendas deste Natal:
#1 Faça uma análise das vendas do Natal do ano anterior
Uma das melhores estratégias é analisar o mesmo período dos anos antecessores para saber os dados de compras, vendas e estoque. Esta análise irá auxiliar você a perceber quais foram os produtos que renderam maior e menor lucro, entender quais os que ficaram parados no estoque e as quantidades de compra de cada item.
Esta análise dará dimensão de como aplicar seus recursos financeiros de forma que contribua para o aumento da lucratividade da loja neste período. Se baseando nestas métricas, você conseguirá saber inclusive, como é o perfil comercial do seu público para influenciá-lo, de forma positiva, claro, para as próximas vendas.
#2 Negocie os custos das suas compras com antecedência
Muito importante: não deixe de abastecer seu estoque com antecedência. A análise feita no tópico anterior também irá ajudar a ter uma base dos custos daquele ano, para conseguir boas negociações agora.
Um bom acordo com seus fornecedores pode ser a compra em maiores quantidades, pois o custo fica mais baixo. Aproveite também, para lançar algum produto novo especialmente para este período. Esta providência ajuda a atrair mais pessoas para sua loja, e consequentemente, mais vendas.
#3 Prepare sua equipe
Este período demanda mais colaboradores para atender e que estes estejam treinados e preparados para recepcionar o número de clientes, que será maior. Por isso, se for necessário, contrate funcionários temporários e treine-os.
A importância de treinar a equipe está em deixá-los motivados e capazes de oferecer o melhor atendimento, com soluções para os problemas ou dúvidas que, muitas vezes, um cliente tenha. Esse diferencial irá cativar seu público.
#4 Organização do estoque
Não há como alterar o tamanho físico da sua loja, consequentemente, o tamanho do seu estoque, também não. Nesse sentido, deixe o estoque organizado de forma a alocar a maior quantidade de itens, do melhor jeito possível.
Eventualmente, negocie com seus fornecedores, que as entregas das suas compras sejam feitas por lotes a cada período de tempo, assim, seu estoque não ficará lotado, mas também não faltará produtos para as vendas.
#5 Faça promoções especiais
Promoções sempre estimulam as pessoas a comprar, e o Natal é uma boa época para fazê-las. A promoção pode presentear o cliente com um brinde, ao comprar determinada quantidade de produtos. Exemplo: Acima de 2 itens, ganhe uma necessaire.
Os brindes podem variar: caneca térmica, sacola ecológica, capa de celular, power bank, bolsa térmica, squeeze, kits, mochilas e outros.
#6 Clima natalino
Deixe sua loja com uma atmosfera natalina atraente, disponibilizando uma bela decoração de Natal e animando a equipe para que entrem no clima usando roupas nas cores vermelhas e douradas e se enfeitando.
Esta ação, deixa a loja convidativa e conquista os consumidores a conhecer o ambiente e seus produtos. A animação dos seus colaboradores irá favorecer as vendas, uma vez que o cliente se sentirá confiante e confortável com a loja e os produtos adquiridos. Isso pode fazer o cliente voltar à loja, em uma outra oportunidade.
As vantagens de vendas da época de Natal podem ser muito bem aproveitadas para que sua loja tenha sucesso. Mas para expandir este sucesso, com essas dicas e seguindo o planejamento estratégico da sua gestão de negócios, seu faturamento poderá se elevar além do obtido em 2017, e superar os resultados de forma promissora para o resto do ano de 2019.