
Dicas para obter sucesso com franquias em 2019
Que tal tirar o sonho dos pensamentos e iniciar 2019 empreendendo em uma franquia de sucesso?
Sabemos que é esperado para este ano de 2018, um crescimento de 10% no segmento de franquias brasileiras, e com projeções em torno de 3% no percentual de empregos empreendidos por este setor, mostrando o quanto o franchising influenciou positivamente na economia brasileira de 2018.
O mercado de franquias está prosperando novamente, ainda que lentamente, porém comprovado pelo progresso que no primeiro trimestre de 2018 foi 5,1% maior que o mesmo período do ano passado. Com isso, pode-se concluir que o futuro das franquias no Brasil tende a ser promissor.
Com as boas previsões para 2019 do crescimento da economia no Brasil – em torno de 2% ao ano, segundo os economistas do nosso país -, entendemos que o desenvolvimento pode ser mútuo, ressaltando a relevância que as franquias têm sobre a economia.
Sabendo disso, franqueados (e empreendedores) devem ficar atentos às tendências deste mercado para o ano que vem, mesmo que a ABF ainda não tenha divulgado dados previstos para o novo ano. Tais tendências ajudam a manter o investimento no desenvolvimento do franchising para os próximos anos.
Então, a Chilli Beans dará algumas dicas com as melhores tendências, para obter sucesso com franquias em 2019:
> Escolha o que gosta
Ao optar por se tornar um franqueado, analise bastante antes de assinar um contrato com a rede franqueadora para perceber se o seu perfil de empreendedor condiz com o segmento da franquia. Sustentar um negócio requer trabalho árduo e aptidão do próprio franqueado, por isso o tipo de segmento deve dar bons motivos para este trabalho.
Exemplos: se você gosta do ramo de alimentação, invista em alguma rede franqueadora de alimentos. Caso goste de moda, a Chilli Beans é uma excelente pedida, principalmente por estar envolvida não apenas com a moda, mas também com música e arte.
> Inovação
A inovação faz cada vez mais parte no ramo do franchising, desde a estrutura física, passando pela forma de atendimento, até os processos administrativos e internos da unidade franqueada.
Deixe o design da infraestrutura mais estilizada e atrativa, treine corriqueiramente seus colaboradores para que eles fiquem atualizado com as novidades do mercado e utilize da tecnologia a seu favor, usufruindo de dispositivos, softwares e plataformas que auxiliem nos procedimentos da loja.
> Formatos inovadores
Os formatos de algumas franquias estão mais enxutos hoje. Existem as microfranquias, as franquias home office e os quiosques, opções de investimento mais baixo e que demandam espaços mais compactos.
Na Chilli Beans você tem duas opções interessantes:
> quiosque: este formato já é conhecido. Com um espaço de apenas 9m2, sua versatilidade permite que seja levado para qualquer lugar: shoppings, galerias ou eventos.
> loja fit: uma das nossas novidades, especialmente desenvolvida para pequenas cidades de interior. Ainda que seja compacta, seus 20m2 comportam excelente mix de produtos da nossa marca.
> Novos canais de vendas
Mais uma vez você pode usufruir da tecnologia. Os canais de comunicação mais atuais são as redes sociais e os Blogs, formas de divulgar seus trabalhos, produtos e serviços sem gastos exorbitantes. Por estes canais, a comunicação é dinâmica e, exatamente por isso, as vendas podem acontecer de forma mais rápida.
Esta também é uma forma de manter um relacionamento com seguidores e potenciais clientes. O marketing do relacionamento ajuda sua marca a ganhar a confiança do consumidor.
> Agregar valor
Dê um plus na sua venda! O consumidor sente que adquiriu um produto mais valorizado se algo foi oferecido a mais. Fale das qualidades da matéria-prima e da inovação na produção para que o cliente entenda sobre o que ele está consumindo, e a partir disso, tenha satisfação com a boa experiência oferecida no atendimento.
Pedir um feedback ao cliente, manter o contato e oferecer descontos e promoções podem deixar a relação cliente/vendedor mais positiva, e isso torna o cliente seu fã. Dessa forma, ele também se tornará um “advogado” da sua marca, e retornará muitas vezes à sua loja.
O franchising brasileiro está com uma boa trajetória então é hora do franqueado, e também do franqueador, aproveitar a boa maré, se dedicar e investir nas dicas que oferecemos acima para alavancar seus resultados em 2019 e nos próximos anos.