
Dicas para realizar seu planejamento estratégico de 2019
Muitos empreendedores acham que criar um planejamento estratégico para sua empresa, marca ou produto, é um trabalho apenas inicial. Pois se engana aqueles que pensam assim, esta é uma incumbência contínua, devendo ser renovada a cada ano.
São vários os motivos para isso, a evolução do mercado ao qual está inserido, a oscilação da economia, sua capacidade de produção e distribuição ou o lançamento de novos produtos ou serviços.
Agora, perguntamos: Você já fez seu planejamento estratégico para 2019?
Se não o fez, ainda há tempo, e aproveite das dicas que passaremos neste artigo.
O que é planejamento estratégico?
Conceito antigo que, resumidamente significa fazer planos de maneira estratégica que facilitem a gestão da empresa/marca/produto/serviço, usando dos recursos de forma eficiente, sempre alinhando com os objetivos e metas da empresa.
Este planejamento funciona como uma ferramenta de negócios que traça diretrizes para orientar por quais rumos a empresa deve seguir. Isto ajuda a superar suas limitações e a otimizar suas potências, sempre considerando as variáveis em busca do crescimento.
Para isso, é necessário uma análise aprofundada do negócio, considerando o posicionamento da empresa em relação ao seu mercado, em relação às suas dificuldades e em relação às suas forças.
É essencial para o empreendedor entender onde está, onde quer chegar e como chegar lá. Estas três perguntas levam ao objetivo do empreendimento, que é a resposta para elas.
Dados importantes
Para realizar o planejamento estratégico para 2019, deve haver primeiramente, uma análise de tudo o que aconteceu e os resultado do ano anterior.
No caso, deve buscar dados operacionais de 2018 em relação a horas trabalhadas, custos, gastos extras, produtos mais vendidos, produtos que não venderam, estoque, quantidade de clientes ativos e inativos, quantidade de novos clientes, vendas, faturamento e outros indicadores que tenham relação direta com o seu negócio.
Com estas informações em mãos, você terá mais clareza para estabelecer novas metas e ter um desempenho cada vez mais eficiente em 2019.
Fatores a considerar em seu planejamento estratégico
Para definir um planejamento estratégico, o franqueado pode seguir por este caminho:
1- Sempre considerar a missão, a visão e os valores que foram definidos desde o início do seu negócio. Estes fatores são a razão da existência e o objetivo do seu PDV.
2- Estabelecimento de novos objetivos para 2019, com metas possíveis de alcançar, determinando números plausíveis para vendas, prospecção de novos clientes e resultados otimizados.
3- Avaliar as condições internas da franquia como por exemplo seu espaço, sua capacidade de atendimento e de estoque. Conhecer o perfil de cada colaborador também é importante para alocá-los onde melhor se identificarem.
4- Analise sua concorrência, identificando os pontos fortes e fracos, as que são suas maiores concorrentes e o que elas estão fazendo para que você encontre maneiras saudáveis de sair na frente delas. Já publicamos aqui no Blog, formas honestas de sair na frente da concorrência.
5- Avalie o perfil do seu consumidor. Defina um público-alvo, como é sua distribuição, a fatia do mercado que você atrai e suas perspectivas de crescimento no número de clientes. No caso da Chilli Beans, já falamos aqui no Blog sobre o perfil do consumidor de produtos óticos no Brasil.
6- Se a sua intenção é expandir em 2019, inclua isto em seu planejamento estratégico, observando aqui nestes dois posts onde falamos sobre formas de crescer como franquia:
Alavanque seus resultados com franquias do mesmo segmento
Multifranqueado – projeto de expansão da sua franquia
Por fim, mantenha o foco nas estratégias definidas no planejamento para alcançar os objetivos estipulados para sua franquia evoluir firmemente. Se utilize dos recursos que a rede franqueadora tem para chegar ao final de 2019, com os propósitos realizados.