
Elaborando seu planejamento de vendas para 2019
Fim e começo de ano são épocas de planejar as metas do novo ciclo que se inicia. É quando a maioria dos gestores de vendas estão planejando as projeções de negócios e realizando reuniões com a equipe de vendedores para que, cada qual, possa elaborar seu próprio planejamento com as metas estipuladas para o próximo ano.
Esta é a sintonia do crescimento de começo de ano, um motivador natural que mantém todos alinhados com os objetivos da empresa. No caso de uma franquia, isto é fundamental para sustentar a rotina do seu time de vendas sempre ativa, e os negócios girando conforme o que foi acordado.
Para desenvolver um conjunto de metas de vendas para 2019, é necessário, primeiramente, olhar para o passado, ou seja, analisar como foram as vendas e os resultados do ano que se encerrou.
Feito isso, agora sim, você será capaz de considerar os acertos, avaliar os erros e ajustar o que for necessário, sempre conciliando à missão, visão e valores da sua franquia, para que os objetivos sejam cumpridos satisfatoriamente.
O planejamento de vendas para 2019 deve ter ações contundentes e metas acessíveis, e a Chilli Beans vai ajudar você a elaborar um roteiro estratégico para alavancar suas vendas até o final deste ano.
#1 Faça um documento: Organize tudo que tiver em mente, colocando no papel ou arquivado em rede com acesso fácil para que todos os envolvidos tenham rápida busca quando houver dúvida. Pode-se realizar uma descrição detalhada, com listas de desafios semanais, mensais, bimestrais e assim por diante.
#2 Novas prospecções: Descreva também, metas para a prospecção de novos clientes a cada mês, e faça o máximo possível para manter a sua regularidade. Assim como reter clientes antigos é importante para a realização de novas vendas, buscar clientes novos aumenta sua carteira e consequentemente, seus negócios.
#3 Faça revisões periódicas: Preveja avaliações a cada período de tempo, pode ser trimestralmente, por exemplo, para permanecer no rumo de seus objetivos. Suas diretrizes devem se manter, ainda que necessite de ajustes devido a imprevistos, sejam eles internos como limitações e dificuldades da própria franquia; ou externos como crises no mercado, crises econômicas do país ou outros.
#4 Definição de produtos/serviços: Defina e descreva qual o produto/serviço que será seu “carro-chefe” no semestre ou no ano. No caso de uma franquia, uma vez que você cumpra com os objetivos da franqueadora em relação ao lançamentos de novos produtos, preveja também aquele que está sempre em procura pelos consumidores, ou eleja, e foque as vendas, em um novo produto a cada período de tempo, ou de acordo com a sazonalidade.
#5 Atenção ao atendimento: Saiba que bater as metas de vendas descritas em seu planejamento também depende de um atendimento otimizado. Coloque no planejamento um investimento, não apenas financeiro, mas de tempo dedicado à capacitação dos seus colaboradores. Quando um cliente é atendido de forma eficaz, ele retorna!
#6 De olho na concorrência: Esteja atento à sua concorrência, fazendo análises periódicas para conhecer as estratégias que estão usando para você pensar em formas saudáveis de sair na frente deles; e coloque-as em seu planejamento.
#7 Previsão de números: Defina uma previsão para as vendas e o faturamento, com valores e outros números relacionados, baseando-se nos resultados obtidos no período anterior. Este apoio lhe norteará para definições possíveis de realizar dentro do que foi estudado nos itens anteriores.
Ao notar as dicas acima, você terá condições pautadas na realidade da sua franquia, do seu mercado e da economia do país, para traçar rotas plausíveis que permitam o alcance das metas. Este é um trabalho que exige dedicação, investimento e o esforço de todos os envolvidos da rede franqueadora, desde o departamento financeiro, de marketing, a produção, a logística e as vendas.
Desta forma, seu planejamento de vendas para 2019 será feito com responsabilidade, contribuição mútua e foco do sucesso de vendas, permitindo um impulso nos resultados e o desenvolvimento da sua franquia.