
Entenda o perfil do consumidor de produtos óticos no…
Você sabe qual é o perfil do seu consumidor? Ou melhor, você conhecer o perfil, as características e os anseios do consumidor de produtos óticos no Brasil?
Já tendo passado pelo desafio de escolher em qual franquia investir, e até já conhecendo um pouco mais sobre o mercado ótico brasileiro, chegou o momento de você entender quem é a pessoa que irá até a sua loja comprar o seu produto.
É hora que entender os medos, anseios, dúvidas, vontades e outros fatores que motivam essa pessoa sair do conforto de sua casa, para adquirir um produto.
Sabendo da necessidade natural em dividir em grupos as fatias do mercado econômico, conhecer bem a segmentação do seu negócio, nesse caso, o mercado ótico, irá ajudar em variadas soluções decisivas, correlatas ao seu tipo de estabelecimento.
Será necessário realizar uma pesquisa de mercado com o objetivo de saber se posicionar no seu mercado de forma lícita, para superar a concorrência, na constante busca do aumento de vendas e consolidação da marca.
E para entender esse nicho de mercado, que também irá ajudar o marketing da sua empresa, alguns critérios devem ser levados em conta. São eles:
Dados demográficos
Esses são números importantíssimos como faixa etária, renda, ocupação, sexo, grupo étnico, grau de instrução, classe social e outros. Esses são critérios básicos que trazem informações atuais e até futuras de comportamento de consumo.
Sendo assim, algumas pesquisas da Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica definem dados relevantes para você conhecer o perfil do consumidor de produtos óticos no Brasil. O primeiro ponto importante revelado é que a classe B é a que mais consome esses produtos, com 50% do público. As classes C e A aparecem com 37% e 10,9%, respectivamente, colocando a classe B como o principal fator para a expansão do mercado ótico brasileiro.
Dentro dessas classes sociais dá para fazer outra divisão, a de gênero, sendo que 65% são mulheres que buscam por óculos solares, e 67% são de homens.
Dados geográficos
São as diferentes unidades geográficas existentes tais como bairros, cidades, estados, regiões e país, informações que farão, por exemplo, você escolher onde instalar sua franquia da Chilli Beans. Conhecer onde o seu produto é mais consumido, pode elevar muito o seu faturamento.
Neste caso, os estudos dizem que a região que mais consome produtos óticos no Brasil é a Sudeste, com 56,7%. Para comparar com as outras regiões, em segundo lugar está o Nordeste com 17,7%, seguida da região Sul com 15,4%; Centro-Oeste, 6,6%, e a região Norte com 3,6%.
Dados psicográficos
Definidos os dados demográficos e geográficos, esses são tópicos baseados nos gostos, preferências, estilo de vida, valores pessoais, características da personalidade e tendências de consumo das pessoas.
Em relação ao mercado ótico, podemos definir entre esses dados que os brasileiros preferem comprar os produtos importados, aos nacionais. Essa informação se dá mais pela qualidade do produto, que em geral, a confiança nas marcas importadas é maior.
Geralmente, esse consumidor busca a melhor qualidade possível, visto que são produtos que podem afetar a própria saúde, mesmo com o crescente mercado pirata instalado há alguns anos no Brasil, no qual produtos de todos os tipo, normalmente são de baixa ou péssima qualidade.
Dados comportamentais
Já esses dados são baseados na frequência de uso, qualidade do serviço e economia, grau de lealdade e o envolvimento emocional do consumidor com a marca/produto. Esses fatores definem onde e qual marca o consumidor escolhe para comprar, é o fator, como dito no início desse texto, que motiva o consumidor a sair de sua casa, para adquirir determinado produto.
São as razões pelas quais o cliente irá entrar na sua loja e comprar o seu produto, será a motivação que leva ele a escolher o seu ponto de venda, e não outro.
E alguns fatores envolvem essa escolha como uma vitrine chamativa, o valor e a variedade dos produtos, o ambiente da loja ou quiosque, o atendimento e a percepção do conhecimento do atendente em relação aos produtos.
Outros dados do setor ótico
Alguns dados extras também podem ajudar você nessa pesquisa de mercado, e no caso do setor ótico, existem produtos variados entre armações de óculos, óculos de sol, lentes de óculos, lentes de contato, caixinhas de óculos e outros.
A pesquisa da Abióptica mostra que os óculos, sejam de grau ou solares, ganham 60,2% do consumo desse setor. Em ordem de consumo, aparecem as lentes de óculos com 28,8%, as lentes de contato com 8,3%, e outros acessórios com 2,7%.
Para complementar, ainda que existam produtos variados desse setor, alguns consumidores dizem da pouca diversidade de modelos e de exclusividades, tornando esses produtos sempre iguais ou os mesmos. Poucas óticas e lojas desses produtos, em geral, conseguem disponibilizar ao comprador, grande variedade de modelos, tipos e cores.
Com a Chilli Beans, empresa também do ramo da moda, ditando tendências com variada linha de produtos, seja em qual tipo de negócio que você escolher como franquia, está sempre inovando.
Seja no quiosque, na loja fit ou em lojas grandes, a Chilli preza pela boa experiência do seu consumidor com seus produtos, adotando a política de lançamento semanal, de 5 modelos diferentes. Isso, além de aumentar a cartela de produtos, fideliza o cliente que está sempre em busca de novidades.