
Entenda por que os mercados de ótica e franquias…
No início de 2017, a previsão de crescimento do setor de franquias pela ABF, era entre 7% e 9%, relativamente promissora em relação à acentuada queda que houve nos três anos anteriores. Sendo assim, confirmou-se ao final do ano, um faturamento de 8%, com boas chances de se elevar ainda mais em 2018.
Unindo-se às também promissoras previsões do setor ótico, ambos os mercados, na verdade, trouxeram melhores perspectivas para este ano, que pressupõe-se um crescimento de 10%.
Essas boas expectativas do ano passado se confirmaram com as pesquisas realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, que divulgou os setores da economia brasileira com maior chance de sucesso em 2017, e o mercado ótico está entre eles.
Chances de expansão que esbarram em 2018
Mesmo com o período caótico da crise, esse setor se reinventou como pôde, trazendo produtos com melhores matérias-primas, modelos diferenciados e valores acessíveis.
Com isso, 2018 tem chance de ser muito bom para quem investir no setor ótico, pois há a probabilidade de expansão não apenas de faturamento, mas também da consolidação desse mercado, ou seja, ótima oportunidade de abrir o próprio negócio ou de investir dinheiro em um novo projeto.
Esperanças renovadas para as franquias
O setor de franquias vem nessa otimista avaliação, tornando mais seguro o ramo de atividade, considerando o pequeno percentual de 3% referente à falências de franquias brasileiras.
Além disso, podemos considerar o baixo tempo de retorno do investimento, riscos econômicos minimizados, maiores chances de sucesso com uma marca consolidada, suporte do franqueador para dúvidas, estratégias de marketing, produtos e gestão de negócios.
Com isso, ao escolher uma franquia, existem alguns deveres e direitos, tanto do franqueado, quanto do franqueador que devem ser levados em consideração, e principalmente seguidos, para que a marca se mantenha duradoura:
Direitos e Deveres do Franqueador
- Perceber que seu conceito de negócio está desenvolvido e testado o suficiente para abrir franquias;
- Ter normas, padrões e processos estabelecidos para treinar os franqueados;
- Manter um plano de treinamento e capacitação aos franqueados e colaboradores, com guias ou manuais de condutas, processos e orientação para dar acesso aos sistemas e aos conhecimentos do negócio e do mercado, para garantir melhores chances de prosperidade a ambos;
- Monitorar e supervisionar as unidades com frequência para observar o andamento do negócio, verificando se as normas são seguidas e, manter proximidade com o franqueado e seus colaboradores;
- Proporcionar boa interação entre os franqueados, com eventos como convenções, workshops ou palestras para manter o negócio produtivo e ascendente.
Direitos e Deveres do Franqueado
- Estudar e pesquisar muito sobre o franqueador, a marca e o mercado em que está inserido, antes de fechar qualquer negócio ou realizar pagamentos;
- Após firmar negócio com o franqueador, se capacitar quanto às normas, políticas e processos estabelecidos pelo franqueador, e assim, estar atento com essas observações, operando a unidade de forma a manter o negócio padronizado;
- Manter a exclusividade dos produtos ou serviços do franqueador, buscando os mesmos fornecedores e colocando à venda apenas os produtos/serviços definidos pelo mesmo;
- Realizar pagamento dos valores da aquisição da franquia, assim como taxas periódicas, royalties e outras contribuições que constarem no contrato;
- Arcar com custos e investimentos relativos à implantação da unidade, assim como os custos operacionais e administrativos, aquisição de mercadorias e manutenções;
- Seguir com as ações de marketing pré-estabelecidas pelo franqueador para manter o bom posicionamento e imagem da marca em relação ao mercado;
- Participar de eventos e reuniões as quais o franqueador marcar para manter boa relação entre ambos, e com outros franqueados, sempre prosperando juntos;
- Gerir a unidade, cuidando do seu negócio, estando por dentro dos acontecimentos e, mantendo o pessoal treinado e motivado para tornar esse negócio cada vez mais próspero.
Por fim, nessa maré de sorte, sabendo das boas chances para ambos os mercados neste ano, o que resta ao franqueado é ter amor pela marca, mantendo o negócio evoluindo e colhendo sucesso à todos os envolvidos.