
Franquias: vantagens e desvantagens entre lojas e quiosques
Uma franquia em formato de loja ou de quiosque? Qual o melhor para você? Ainda não sabe?! Então a Chilli Beans pode te ajudar a pesquisar e pensar nessa questão.
Hoje os modelos de franquias são diversos, podendo encontrar formatos até de home office para as empresas que são possíveis realizar dessa forma, como por exemplo operadoras de turismo ou e-commerces. A escolha do modelo de negócio tem muito a ver com o perfil do franqueado e com o valor investido, e todos podem ser lucrativos e bem sucedidos.
O que vale antes de decidir é fazer muita pesquisa, pois existem fatores relevantes que ajudam você definir em qual modelo investir seu tempo e dinheiro.
A primeira coisa a pensar é: Qual seu perfil? Essa será sua primeira franquia? Você já é um empreendedor ou um franqueado? Tem um perfil de investidor mais moderado, ou arrojado? Respondendo todas essas perguntas, ajuda a entender qual franquia escolher e qual formato ela terá.
É necessário que você realize muitas pesquisas, consultando a história de cada rede de franquias, conhecendo franqueados e conversando com eles, entendendo como é o negócio. Perceba assim, as diferenças também no formato, seja loja ou quiosque, para compreender o que atende melhor cada um. Participar de eventos do ramo de franquias também pode ajudar.
Entendendo as vantagens e desvantagens de cada modelo
Entendendo seu perfil e como funciona cada formato de negócio, você saberá definir, tendo em mente o investimento que você tem, qual modelo de negócio quer ter como estabelecimento comercial próprio.
Mesmo sabendo que o modelo de lojas é o queridinho dos investidores de franquias, cerca de 89% dessas pessoas, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franquias (ABF), os quiosques se tornaram boas opções para quem está começando nesse ramo, ou para quem ainda não entende muito do mercado escolhido para ser franqueado.
Então agora, vamos ajudar você, expondo as vantagens e as desvantagens desses dois formatos.
Vantagens da Loja
Esse formato é bom para quem pode investir mais, ou para tipos de negócios que exigem mais conforto ao cliente, como por exemplo lojas de roupas e calçados que disponibilizam provadores e poltronas para experimentação dos produtos.
Além disso, o espaço é maior, possibilitando melhor área de estoque, uma quantidade maior de expositores, mais diversidade de produtos ou modelos a ofertar. Isso traz uma gama de variedade ao cliente, que se sente confortável no lugar, e também com bastante opção. Se seu público-alvo é o feminino, a loja faz bem o papel de reter as mulheres. Na Chilli Beans, 60% dos clientes atendidos nas lojas são mulheres.
No caso de lojas de rua, o custo com aluguel é menor se comparado com o shopping, e no caso de uma ótica Chilli Beans é um excelente mercado, pois 80% do consumo de óculos no Brasil é feito na rua. Normalmente, o contrato de aluguel do ponto de venda de lojas compreende um período mais longo, garantindo o tempo necessário para que você tenha o retorno sob seu investimento, proporcionando mais estabilidade ao negócio.
Já uma loja de shopping, além da segurança e conforto do empreendimento, há outros atrativos aos clientes, como: cinemas, bancos, restaurantes, lojas âncoras, etc. Inclusive, existe a oportunidade de maior fidelização desses clientes, devido à conveniência da localização.
Vantagens do Quiosque
De menor valor de investimento inicial, ideal para quem está começando no ramo de franquias, sem conhecer de forma aprofundada o funcionamento e as particularidades do segmento e do Shopping onde o quiosque será instalado.
O Quiosque tem a praticidade de ser ‘móvel’. Caso o corredor do shopping não esteja dando um bom resultado, é possível mudá-lo de ponto, de andar, e até mesmo de shopping. Após um certo período, se houver o crescimento desejado, por exemplo, nada impede a migração para o modelo loja.
O tempo de instalação é mais rápido, em apenas 1 noite, permitindo um ágil início das operações, o que pode influenciar também na velocidade dos lucros. E, por geralmente estarem instalados nos corredores de shoppings, galerias, aeroportos e supermercados, possuem excelente visibilidade.
Se o produto que você irá comercializar é de venda por impulso, ou se pretende atender o público masculino – homens buscam rapidez e praticidade no atendimento, o quiosque é uma excelente escolha.
Um detalhe importante que influencia na lucratividade desse modelo é o valor do condomínio e do aluguel, que são menores, além de dispensarem o pagamento de luvas. Como trata-se de um formato menor, tudo acaba sendo menor. Logo, o número de funcionários, por exemplo, também o será. Isso tem um grande impacto no investimento em salários, encargos trabalhistas, benefícios e treinamentos.
Desvantagens da Loja
Não que seja exclusivo, mas esse formato é recomendado para franqueados que podem investir mais. Caso a loja seja em shoppings ou galerias, além do aluguel e do condomínio, tem ainda o pagamento das luvas, exigindo esse investimento maior logo no início do negócio.
Por ter um espaço maior, aluguel também cresce, aumentando junto o valor investido com estoque e funcionários, ou seja, os gastos serão maiores com salários, impostos e taxas. Esse é realmente um investimento maior em todos os sentidos.
Desvantagens do Quiosque
Com um quiosque, tudo é menor, portanto, não há espaço para um grande estoque, o que impacta na velocidade da reposição. Esse espaço reduzido, também pode ser desconfortável para o atendimento ao cliente, dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido.
Por isso, é muito importante avaliar como a franqueadora otimiza essa questão. Nas vantagens do quiosque, mencionamos que geralmente o contrato de locação é mais curto como algo positivo (e é, dependendo do aspecto analisado). Porém, isso também pode ser uma desvantagem, caso o ponto seja muito rentável.
Isso pode fazer com que locadora, o centro comercial, não renove o contrato com facilidade, ou mantendo o padrão do preço. Com o contrato mais curto, o risco de não recuperar o investimento em tempo hábil é maior.
E, retornando ao ponto do espaço disponível, dependendo do tipo de negócio, o quiosque não é adequado, influenciando no armazenamento dos produtos e no conforto dos clientes.
Não se preocupe! A Chilli Beans oferece 3 modelos. Um deles é para você.
A Chilli Beans tem 3 opções para o futuro franqueado escolher conforme seu perfil, experiência e valor de investimento.
1- Quiosque: uma pequena e versátil ilha que pode ser levada para qualquer lugar: galerias, eventos ou shoppings, sem deixar de ter a mesma qualidade e variedade nos produtos.
2- Loja fit: essa opção de negócio serve para cidades de interior, também com mesmas qualidades e variedade dos produtos Chilli Beans, em um espaço mais compacto e investimento menor.
3- Loja: o principal modelo de negócio da Chilli, com possibilidade de instalação em grandes centros comerciais, ruas, e tem alta variedade de modelos e produtos.
Ajudamos a esclarecer as possibilidades? Esperamos que sim. Entre em contato com a gente, aqui no Blog, ou em nossas redes, caso precise de mais informações ou ainda esteja com muitas dúvidas. Estamos a postos para te ajudar!