
Se você tem essas habilidades, você é um bom…
“Liderança e aprendizagem são indispensáveis um ao outro”, uma maneira simplificada de John F. Kennedy dizer que ainda que existam líderes natos, sempre há o que aprender para aperfeiçoar.
Muitas são as características de um bom líder: resiliência, boa comunicação, espírito de equipe, flexibilidade, voz ativa, capacidade de inspirar, engajar e delegar tarefas, autoconhecimento, automotivação, entre outras.
Você, enquanto franqueado, e como tal também é um líder, consegue reconhecer estas características em si?
Muitas habilidades, atributos e competências já nascem com os líderes, mas há aquelas que podem (e devem) ser treinadas e aprimoradas por meio da prática.
Dando especial atenção à comunicação, esta é uma habilidade que todas as pessoas sabem desde que nascem. O bebê que chora, está comunicando que está com fome, por exemplo. Existem muitas formas de se comunicar, mas… e a sua forma, é eficaz?
Bom, para ajudar você a entender isto, vamos mostrar como sustentar uma boa comunicação com sua equipe, e assim alcançar sucesso em sua franquia.
> Busque o melhor meio de comunicação
Esta dica ficará em primeiro lugar, exatamente para você dar prioridade. Entendendo o perfil da sua franquia, saberá qual o melhor canal de comunicação com sua equipe, escolhendo um aplicativo ou plataforma que atenda satisfatoriamente às necessidades comunicativas.
O canal apropriado pode ser o e-mail, reuniões semanais, encontros presenciais periódicos, grupo de WhatsApp ou mesmo alguma rede social ou plataforma interna como intranet ou extranet.
> Capacite
Investir em capacitação não apenas para sua equipe, mas também para você é importante pois mantém todos atualizados e antenados com as novidades do seu segmento, do setor de franquias e de negócios em geral.
Além disso, alguns treinamentos de inteligência emocional são relevantes para o autoconhecimento, uma habilidade que ajuda a entender seu interior, suas qualidades, dificuldades e limitações; como é seu estado emocional para centrar-se no fluxo de ideias, comportamentos e atitudes, assim como lidar com as outras pessoas não apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal.
> Flexibilidade e capacidade de mediação
Ao coordenar muitas pessoas, por vezes é normal que surjam conflitos de ideias, e é nesta hora que o líder precisa ser flexível para ouvir e entender as partes, bem como conduzir uma conciliação positiva entre elas. O alinhamento de objetivos da empresa com os colaboradores deve fazer parte da cultura organizacional para ajudar nessa mediação.
Outro problema que pode estremecer a equipe é a dificuldade em bater metas durante um período, algo, por vezes, muito comum. Nessa hora, busque conversar com todos, particularmente, para entender se há algum problema pessoal ou entre os membros da equipe para ajudá-los a solucionar a questão.
> Comunicação ativa e aberta
Mantenha a comunicação com todos sempre ativa e aberta, dando espaço para perguntas e exposição de ideias, opiniões e feedbacks, proporcionando um ambiente de interação e empatia. Ouça sua equipe, compartilhe informações e assuntos que tenha visto na internet, aprendido em um curso ou lido em um livro, que sejam pertinentes para o trabalho desenvolvido ali.
Assuntos velados, podem deixar seus colaboradores inseguros com a empresa e com você, e essa situação desvaloriza seu empenho e engajamento, além de cair a produtividade, e consequentemente as vendas.
> Evite a famosa “Rádio Peão”
Previna sua franquia de boatos e rumores que na maioria dos casos são falsos. Fazer isso vai de encontro com o item descrito acima, uma vez que manter uma comunicação transparente, evita conversas paralelas, comentário maldosos, fofocas e assuntos polêmicos.
Essa situação pode causar constrangimento, insegurança e falta de confiança entre todos, principalmente entre você e a equipe. Além disso, pode gerar discussões acaloradas e um ambiente de trabalho negativo.
Estar sempre presente, manter o diálogo e a clareza de informações é a melhor forma de assegurar uma comunicação otimizada dentro da sua franquia. Esteja atento ou atenta aos fatores descritos acima para manter os membros da sua equipe fortes, satisfeitos, engajados, produtivos e felizes.