
Tendências para o mercado de franquias em 2019
A previsão otimista de crescimento do setor de franchising para 2019, está em torno de 8% a 10%, segundo as projeções da Associação Brasileira de Franchising – ABF. Esta estimativa vem também do bom desempenho que este mercado gerou no último trimestre de 2018, com um compasso um pouco mais acelerado devido ao aumento na quantidade de vendas na Black Friday e às boas expectativas previstas para a economia brasileira neste ano.
Outros números deste setor, também estimados pela entidade podem favorecer seu investimento:
- 5% para a geração de empregos
- 5% a 6% para a expansão de unidades
- 1% maior para o número de redes franqueadoras
Unindo ambas previsões positivas, tanto para a economia brasileira, como para melhor crescimento do mercado de franquias, podemos dizer que a principal tendência para 2019 é de retomada econômica. E neste clima, afirmamos que o setor é uma das boas opções para quem quer trabalhar e investir este ano.
Vamos indicar agora, as tendências de franquias para 2019, tanto em formatos como em segmentos:
- Tendência de Formatos
As apostas promissoras de formatos de franquias este ano são para os quiosques, as microfranquias e store-in-store, opções mais acessíveis em termos financeiros e/ou mais compactas em termos de espaço físico.
Dessa forma, são mais fáceis de gerenciar, organizar e obter o retorno do investimento; são ideais para quem é inexperiente neste ramo de atividades ou para quem tem um capital menor.
Quiosques – Práticos e enxutos, são os campeões de audiência do momento. Podem ser instalados em grandes ou pequenos shoppings, galerias, hipermercados ou aeroportos. Indicados para franqueados iniciantes que buscam adquirir alguma experiência e com investimento menor antes de partir para grandes lojas. Tem um retorno financeiro mais rápido e suportam ramos variados como alimentação, cosméticos, moda, acessórios e tecnologia.
Microfranquias – São recentes mas estão crescendo – aumentou 45% entre 2013 e 2016 -, por demandarem capital de investimento bastante baixo. Dependendo do ramo de atividade, se adaptam a diversos pontos comerciais, inclusive dentro da própria casa do franqueado. Um exemplo pode ser a franquia de operadora de turismo, na qual o investidor monta um escritório em um quarto em sua casa ou apartamento.
Store-in-store – Este formato permite unir marcas diferentes no mesmo espaço físico, dividindo os custos, e assim, conseguindo maior lucro. A Chilli Beans por exemplo, fez recente parceria com a Love Brands, uma rede franqueadora que reúne em um único espaço, diversas marcas de moda conhecidas. Já falamos sobre esta forma de alavancar seu faturamento aqui em nosso Blog, veja aqui.
- Tendência dos Segmentos
Importante para você, franqueado, conhecer-se para entender qual é seu perfil, para também descobrir em qual segmento tem mais afinidade. Existem franquias diversas, de todos os segmentos. Veja quais são as que estão em maior evidência em 2019:
Moda – Este é um mercado que não tem fim. Sempre em alta, oferece marcas renomadas, luxuosas ou populares, ou seja, para todos os tipos de consumidores. As lojas variam entre roupas, calçados, acessórios, joias ou bijuterias. A Chilli Beans se enquadra neste campo de atuação, sempre inovando seus produtos, com lançamentos novos a cada semana tanto para óculos de sol, óculos de grau e relógios.
Alimentação saudável – A busca dos consumidores por comida vegana e orgânica aumentou exponencialmente, com isso, as redes de alimentação saudável perceberam a oportunidade de crescer junto nos últimos anos (cresceu impressionantes 98% entre 2009 e 2014 no Brasil). As expectativas são só de aumento pelo menos até o ano de 2021, por isso atente-se que este ramo de atividade que pode ser uma excelente opção.
Saúde e beleza – Na mesma linha que o tópico anterior, este segmento se abriu para opções de bem-estar e estética, ofertando mais oportunidades com estúdios de Pilates, salões de beleza, centros de estética e cuidados com a saúde.
Negócios digitais – Plataformas, sites, e-commerces, aplicativos são todos negócios digitais que têm tendência a crescer cada vez mais. Eles facilitam a vida dos consumidores que são usuários assíduos dos smartphones e tablets. Comportam diversos segmentos: corretoras de seguros, educação (cursos EAD), empresas de crédito, lojas virtuais, serviços de entrega, operadoras de turismo, entre outras opções.
Pets – O mercado de pets brasileiro cresceu bastante também nos últimos anos; hoje é o terceiro maior país em faturamento deste segmento. Além das clínicas veterinárias, existe vasto comércio como as grandes redes de lojas de produtos pets, quiosques de petiscos e farmácias especializadas em medicamentos manipulados para animais.
Estas cinco opções de mercado, unindo às três opções de formato que citamos antes, podem trazer novos ares para a sua trilha do sucesso em negócios. Existem milhares de opções em marcas para você escolher aquela que mais sintoniza com o seu perfil de investidor.
Não esqueça de escolher uma rede franqueadora que lhe dê apoio e suporte necessários para gerir bem seu PDV, desenvolvendo o mercado e trazendo bons frutos para você e para o franqueador.